top of page

Quer morar e trabalhar na Suíça? Confira a lista de profissionais mais requisitados no país





A Suíça anunciou recentemente milhares de oportunidades de emprego em diversas áreas. Os setores de saúde, construção civil, comércio e varejo são os mais demandados, tornando-se as melhores opções para quem deseja morar e trabalhar no país. Além disso, um estudo prevê que até 2030 o país poderá ter até 400 mil vagas abertas. Neste artigo, apresentamos uma lista dos profissionais mais procurados na Suíça, ajudando você a encontrar a melhor oportunidade para sua carreira.


Profissionais em alta na Suíça em 2024


Para aqueles que planejam morar e trabalhar na Suíça, um relatório também revela as profissões mais procuradas durante este ano:

  • Especialista em Cuidados / Enfermeira (6.395);

  • Especialista em saúde (2.625);

  • Consultor de vendas (4.056);

  • Instalador sanitário (2.541);

  • Especialista em automação (2.459);

  • Cozinheiros (2.407);

  • Polimecânico (3.128);

  • Eletricista (6.337);

  • Gerente de projetos (3.256);

  • Especialista em Logística (2.521);

  • Carpinteiro (3.337);

  • Técnico de serviço (2.606);

  • Balconista comercial (2.559);

  • Desenvolvedor de software (3.187);

  • Especialista em comércio varejista (2.443).


Além dessas, a Suíça também busca por profissionais para preencher as vagas de mecânicos, operadores de máquinas, Jardineiros, Gestores de projetos de construção, engenheiros de sistemas, líderes de equipe, pintores e metalúrgicos. 


No último trimestre de 2023, mais de 251.226 vagas de emprego na Suíça estavam abertas. Com isso, os dados apresentados trazem informações relevantes sobre o mercado de trabalho suíço e os profissionais estrangeiros em alta na Suíça. Os empregadores buscam contratar trabalhadores em vários setores e o setor com maior número de vagas para quem deseja morar e trabalhar na Suíça estava anunciado na área da saúde.


Onde encontrar oportunidades para profissionais em alta na Suíça?


Se você deseja morar e trabalhar na Suíça em 2024, acesse o portal da Rede EURES. Selecione a vaga de interesse, leia atentamente os requisitos e, caso os cumpra, envie seu currículo diretamente para a empresa.


A plataforma apoia a mobilidade profissional, fornecendo informações, aconselhamento e serviços de recrutamento para candidatos e empregadores.

Vale mencionar que a Suíça é um país multilíngue com quatro línguas oficiais.


O Alemão, a língua mais falada, predomina nas regiões central e oriental, incluindo Zurique, Berna e Basileia. O Francês é comum na parte ocidental, conhecida como região Romandy, abrangendo cidades como Genebra, Lausanne e Neuchâtel.



É necessário visto para morar e trabalhar na Suíça?


Cidadãos de fora da União Europeia/EFTA precisam de um visto para trabalhar na Suíça. Para solicitar um visto de trabalho suíço, é necessário ser um trabalhador qualificado, com diploma universitário, anos de experiência e conhecimentos específicos. Além disso, é preciso ter uma oferta de emprego antecipada e o empregador deve confirmar que nenhum cidadão da UE/EFTA está disponível para o cargo.


Recentemente, a Suíça simplificou as regras para obtenção de autorizações de trabalho para trabalhadores de países terceiros, facilitando o processo se houver necessidade e interesse econômico do país.


Como brasileiros podem obter visto para morar na Suíça?


Brasileiros que desejam morar e trabalhar na Suíça precisam seguir alguns passos para obter um visto de trabalho. Primeiramente, é necessário ser um trabalhador qualificado, com diploma universitário, experiência profissional relevante e conhecimentos específicos na área de atuação. 


O processo começa com a obtenção de uma oferta de emprego de uma empresa suíça. O empregador deve comprovar que não encontrou um candidato adequado entre cidadãos da UE/EFTA antes de contratar um estrangeiro.


Após isso, o empregador solicitará uma autorização de trabalho para o candidato, que incluirá a documentação necessária, como o contrato de trabalho, comprovantes de qualificações e experiência, além de passaporte válido. A decisão final é tomada pelas autoridades de imigração suíças. Recentemente, a Suíça simplificou as regras para facilitar a obtenção de vistos para trabalhadores qualificados de países terceiros, visando atender às necessidades econômicas do país. 


Portanto, uma vez que todos os requisitos sejam cumpridos e a autorização seja concedida, o brasileiro poderá solicitar o visto de trabalho no consulado suíço no Brasil, garantindo sua legalidade para morar e trabalhar na Suíça.


Apenas com inglês básico é possível trabalhar na Suíça?


Na Suíça, o conhecimento do inglês pode ser útil, especialmente em áreas urbanas e turísticas, onde o idioma é amplamente compreendido, mas ter apenas um nível básico pode não ser suficiente para todas as situações cotidianas.


A Suíça é um país multilíngue com quatro idiomas oficiais: Alemão, Francês, Italiano e Romanche. 


O Alemão é predominante na região central e oriental, incluindo cidades como Zurique e Basileia. O Francês é falado na parte ocidental, abrangendo Genebra e Lausanne. O Italiano é comum no sul, em áreas como Ticino. O Romanche é falado por uma pequena parte da população nos Alpes. 


Para se integrar melhor e ter mais oportunidades de emprego, é recomendável aprender o idioma predominante da região onde você pretende morar. Em ambientes profissionais, o conhecimento de uma das línguas oficiais é frequentemente exigido. 


Embora muitas pessoas falem inglês, especialmente no setor de serviços e em empresas internacionais, a fluência em alemão, francês ou italiano pode facilitar significativamente a vida diária e a integração cultural. Portanto, investir no aprendizado de um dos idiomas locais é altamente benéfico para quem planeja viver na Suíça a longo prazo.

Se precisar de assistência para o processo de visto, entre em contato com a nossa equipe de especialistas clicando aqui. Estamos prontos para ajudar com todas as suas necessidades de imigração.



11 visualizações0 comentário

Comments


Amorim_icone%209_edited.png
Amorim_icone%2010_edited.png
Amorim_icone%2014_edited.png
bottom of page